O preço dos alimentos continua a subir

Foi publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo- 15 (IPCA-15) de Abril 2020. Produzido pelo Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor – SNIPC o índice mede a inflação dos preços ao consumidor com base na variação dos preços praticados nas principais regiões metropolitanas do país.

Os dados divulgados reforçam aquilo que já tem sido identificado como um dos principais efeitos da pandemia, o aumento do preço dos alimentos. O IPCA-15, que abrange a variação da segunda quinzena de março à primeira quinzena de abril registrou o aumento do preço de alimentos e bebidas em 2,46%, da alimentação no domicílio em 3,14% e da alimentação fora do lar em 0,94%. Em relação à inflação dos grupos de alimentos nota-se o aumento enérgico do preço dos alimentos in natura ou minimamente processados. Cereais, leguminosas e oleaginosas em 3,59%, tubérculos, raízes e legumes em 22,1%, hortaliças e verduras em 11,89%, leite e derivados em 3,37%.

O setor de alimentos e bebidas obteve neste período a maior variação dentre os segmentos analisados pela pesquisa,. O Índice Geral foi de -0,01%, habitação 0,12%, artigos de residência -3,19, vestuário 0,01%, transportes -1,47%, saúde e cuidados pessoais -0,32%, despesas pessoais -0,28%, educação -0,01% e comunicação -0,30%. Em relação à variação acumulada no ano, alimentos e bebidas também obtiveram a maior média, com 4,59%, sendo o Índice Geral do período 0,94%.

Saiba mais sobre este debate clicando aqui.

Para acessar o Índice na íntegra, clique aqui.

Um comentário em “O preço dos alimentos continua a subir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: