A sociologia da culinária brasileira de uma perspectiva materialista

Carlos Alberto Dória é uma das principais referências nos estudos da Culinária Brasileira, em sua perspectiva inovadora, tem contribuído em desmistificar dogmas e discursos arraigados em interpretações equivocadas sobre a alimentação e na construção de uma Sociologia da Culinária Brasileira, capaz de interpretar os sentidos da transformação material do alimento. O autor publicou livros como “Formação da Culinária Brasileira: escritos sobre a cozinha inzoneira” e “A culinária caipira da Paulistânia: a história e as receitas de um modo antigo de comer”, este com a coautoria de Marcelo Bastos, ambos pela Editora Três Estrelas, “Estrelas no céu da boca: escritos sobre a culinária e a gastronomia” e “A culinária materialista : construção racional do alimento e do prazer gastronômico” pela Editora SENAC São Paulo.

Em 2019, publicou na Revista Inter-Legere o artigo “A sociologia da culinária brasileira de uma perspectiva materialista” na qual trata dos pressupostos específicos da Sociologia Culinária, como parte dos domínios da Sociologia da Alimentação. Em coautoria de Joana Pellerano, publicaram o artigo “Comida vs Allimento: cultura e nutrição a partir do programa paulistano “Alimento para todos”” na Revista do Centro de Pesquisa e Formação, no qual tratam da tentativa do governo de São Paulo em distribuir um granulado nutritivo feito de produtos próximo da validade para a população em vulnerabilidade social.

Dória é doutor em Sociologia pela Unicamp e especializado na sociologia da alimentação e na sociologia do conhecimento.

Clique aqui para ler o artigo sobre a Sociologia Culinária

Clique aqui para ler o artigo sobre a Comida vs Allimento

DÓRIA, Carlos Alberto. Estrelas no céu da boca: escritos sobre a culinária e a gastronomia. São Paulo: Editora SENAC, 2006.

DÓRIA, Carlos Alberto. A culinária materialista: construção racional do alimento e do prazer gastronômico. São Paulo: Editora SENAC, 2009.

DÓRIA, Carlos Alberto. Formação da Culinária Brasileira: escritos sobre a cozinha inzoneira. São Paulo: Editora Três Estrelas, 2014.

DÓRIA, Carlos Alberto; BASTOS, Marcelo Corrêa. A culinária caipira da Paulistânia: a história e as receitas de um modo antigo de comer. São Paulo: Editora Três Estrelas, 2018.

Visualizar(abrir em uma nova aba)

­­DÓRIA, Carlos Alberto. A sociologia da culinária brasileira de uma perspectiva materialista. Revista Inter-Legere, v. 2, n. 25, p. 1-10, 2019.

DÓRIA, Carlos Alberto; PELLERANO, Joana. Comida vs Allimento: cultura e nutrição a partir do programa paulistano “Alimento para todos”. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, n. 08, p.120-130, 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: